Drogas Anabólicas - Salbutamol

(Sulfato de Salbutamol)


Peso Molecular(base): 576.70


Dose Recomendada: 2-16mg/dia


Apresentações: Aerolin Comprimido (2 mg / 4 mg): R$2-5






Salbutamol é um agonista β2-adrenérgico seletivo administrado por via inalatória ou oral. Possui tempo de ação de aproximadamente 3-4 horas(1). Como observado, seu tempo de ação é curto o que torna necessária a administração de doses fracionadas durante o dia. A vantagem de uma MV mais curta são as seguintes: 1) menor dessensibilização dos receptores β-adrenérgicos (já que a dessensibilização esta muito ligada ao tempo de ligação entre agonista-receptor)(2); 2) empiricamente, pode-se observar resultados mais rápidos (pense na relação propionato de testosterona x cipionato de testosterona e lembre-se com qual você vê resultados mais rápidos, não melhores); 3) maior capacidade anabólica, que será discutida adiante; 4) e melhor controle dos efeitos colaterais, entre eles uma toxicidade menor ao coração.Como todo agonista de β-receptores, o salbutamol age ativando a adenilato-ciclase e, após uma sequência de reações, estimulando a atividade da enzima lipase hormônio sensível, que promove a degradação de triacilgliceróis em ácidos graxos livre e glicerol(2), fornecendo substrato para a β-oxidação (via metabólica que oxida os ácidos graxos em acetil-CoA)(2). Além disso também é um composto termogênico (aumenta a taxa do metabolismo basal) e anorexígeno (diminui o apetite)(3) o que o torna um "fat burner" muito eficiente. Seu efeito na queima de gordura é comprovado(5).






Alterações no gasto energético, oxidação lipídica e oxidação dos carboidratos durante a estimulação B² adrenérgico em obesos (triângulo) e magros (quadrado)

Alguns estudos mostram que o salbutamol tem uma capacidade anabólica e ergogênica (melhora performance) comprovada em humanos(6)(7)(8)(11)(12)(13)(15)(16). Em um estudo comparando efeitos anabólicos entre clembuterol x salmeterol (MV mais longa), o composto de MV mais curta se saiu melhor(9). Logo, podemos pensar que um composto de ação mais curta (salbutamol) vai apresentar resultados ainda melhores. Muitos usuários realmente relatam ganhos musculares e de força nas primeiras semanas usando esse composto. Além do efeito anti-catabólico que esse composto apresenta, ele também estimula a taxa de síntese protéica muscular(2). Um estudo mostrou que a administração de salbutamol, em doses terapêuticas, provocou melhores ganhos de força muscular do que em um grupo que utilizou placebo(7). Os β-agonistas também tem a capacidade de diminuir a secreção de Interleucina-6, uma citocina, pelas células adiposas e mastócitos(10). O salbutamol, diferentemente do clembuterol (que bloqueia), estimula os canais iônicos de sódio nos miócitos(14), e essa pode ser uma explicação da diferença dos efeitos anabólicos entre esses dois compostos. Digo isso pois apesar do clembuterol ser um agente anabólico mais eficiente em animais(17), o mesmo não se observa em humanos.


O salbutamol também é capaz de melhorar a resistência em atletas(7) pois alterou a concentração plasmática de potássio e lactato sem ter efeitos negativos sob a frequência respiratória, VO2máx, frequência cardíaca e níveis plasmáticos de glicerol e ácidos graxos(7).Um outro efeito benéfico do salbutamol é a sua capacidade de alterar o perfil lipídico para melhor, aumentando a taxa de HDL e diminuindo a de LDL e de colesterol total(18). "Significant alterations (P < or =" .02)">


Também é capaz de diminuir os níveis do aminoácido taurina na circulação e no coração(19). A depleção desse composto está relacionado a ocorrência de cãimbras. Lesões cardíacas, como as reportadas em animais com clembuterol, nunca foram observadas com o salbutamol. Eu acredito que isso ocorra devido a MV mais curta dessa composto. Na verdade, também não acredito na toxicidade cardíaca do clembuterol, uma vez que os animais possuem muito mais receptores β2 que os humanos. Todos esses colaterais são facilmente controlados, devido a MV curta do composto (mesmo após ocorrer acúmulo). Tomando as precauções devidas, o salbutamol é uma droga muito segura.A administração de salbutamol deve ser fracionada durante o dia (devido a MV curta) sendo recomenadada a administração da última dose no mínimo 4-5 horas antes de dormir. Recomendo inciar-se com doses pequenas de 2-4 mg/dia tomadas em uma única fração e, assim como com o clembuterol, ir aumentando as doses de acordo com os efeitos colaterais. A partir de 6 mg/dia, deve-se fracionar as doses em 2-3 tomadas ao dia e a dose máxima estudada é de 16 mg/dia(15).


Usuários ja relataram usos de até 24 mg/dia. Se o objetivo for melhora da performance ou anabolismo, o aumento das doses pode ocorrer de forma mais rápida. A dosagem varia de 4-16 mg/dia de acordo com os estudos para esse fim(7)(15). A duração do tratamento varia de acordo com o usuário. Sua capacidade de provocar dessensibilização dos receptores é menor que a observada com o clembuterol, sendo possível encontrar relatos de usuários que o utilizaram por 6-10 semanas sem observar queda na efetividade. Recomendo que a utilização ocorra até estar sentindo os efeitos (entre eles os colaterais), sendo recomendada a parada após os efeitos estimulantes cessarem.O cetotifeno e o Benadryl mostraram-se capaz de restaurar a resposta adrenérgica a seus agonistas(4), porém, seu uso com o salbutamol, devido a MV curta, so tem valia se for usar-se a droga por períodos muito prolongados com doses muito grandes.

.
;D